Você é o visitante Nº 40980 
Nossos Projetos
Horta Comunitária Jardim Anil
 
 

No terreno com área de 14.000m², destinado a Fundação Parques e Jardins existe uma Horta Comunitária Orgânica, implantada pela AMAJA em 2006, com orientação da Rio Hortas, através do Projeto Horta Escola da FPJ,em 2007 foi implantada uma equipe do Programa Hortas Cariocas, com 6 hortelãos e 1 encarregada.

O projeto capacitou moradores voluntários, para a montagem das primeiras pilhas de compostagem e posteriormente o plantio dos primeiros módulos de batata doce e aipim.

Hoje temos 150 canteiros, a meta é atingir os 300 previstos e uma produção esperada de 500 kg por semana. Com orientação e supervisão dos técnicos da  Horta Escola (Rio Hortas).

Fazem parte do modelo sustentável de projetos de mini usinas de reciclagem, crédito orgânico e economia solidária, pois criou-se uma  equipe de 45 mini jardineiros, meninos moradores, que ensinam para a família e amigos a importância de reaproveitar as sobras e cascas orgânicas, para o processo da compostagem, que vai adubar a horta de maneira racional,  econômica e ecologicamente correta.


Primeiros canteiros feitos com garrafas PET

Cada garrafa PET de 2 litros cheia de restos orgânicos domésticos é trocado por um “crédito orgânico”, ou seja, um pé de alface, uma abóbora, rabanetes, enfim, uma troca pela verdura ou legume que estiver sendo colhido.

 


Participantes da ginástica da terceira idade fazendo colheita

Por ser uma comunidade pequena e unida, projetos dessa natureza são facilmente implantados, porque os resultados são visíveis e palpáveis aos moradores.

Além disso, contamos agora com a colaboração de voluntários que colaboram no  planejamento, elaboração de relatórios e doações como computadores entre outras, as quais são indispensáveis nas aulas de educação ambiental do Clubinho da Horta, para 60 crianças participantes.


Tem como objetivo também a capacitação profissional e a criação de renda dos moradores da comunidade.

 Uma pesquisa demográfica está foi realizada e vai permitir conhecer profundamente as características dos moradores, bem como seus anseios e necessidades.

Com o resultado obtido podemos implantar, sem medo de errar, várias atividades e cursos.

 Outros projetos oriundos da Horta Comunitária podem ser implantados imediatamente.

Fotos e vídeos também podem ser feitos para apresentação dos projetos para devidos fins, como capacitação de recursos.
Principal | Instituição | Nossos Projetos | Onde estamos? | Fale Conosco Loja Web
Todos os direitos reservados